10 Plantas que Podem Ser Perigosas para CRIANÇAS E ANIMAIS

BiraMark
By -
0

 As plantas ornamentais trazem vida e cor para nossos ambientes, mas nem todas são inofensivas. Algumas podem conter substâncias tóxicas que causam sérios problemas de saúde, inclusive a morte, se ingeridas ou manipuladas incorretamente.


1-Lírio-do-vale (Convallaria majalis):

Apesar de suas flores delicadas e perfumadas, todas as partes da planta são tóxicas, especialmente as folhas e bagas vermelhas. A ingestão pode causar náuseas, vômitos, diarreia, arritmias cardíacas e até parada cardíaca.


                                              2-Espirradeira (Euphorbia pulcherrima):

Também conhecida como bico-de-papagaio ou poinsétia, essa planta popular durante o Natal apresenta seiva leitosa irritante que causa queimaduras na pele e inchaço nos olhos. A ingestão pode levar a náuseas, vômitos, diarreia e problemas cardíacos.


                                                

  3-Caládio (Dieffenbachia spp.)

Com folhas vistosas em tons de verde, branco e amarelo, o caládio contém cristais de oxalato de cálcio que causam irritação intensa na boca e garganta, inchaço, dificuldade para respirar e até perda da fala. O contato com a seiva pode provocar queimaduras na pele.



4-Coroa-de-cristo (Euphorbia milii):

Essa planta ornamental de espinhos afiados possui seiva tóxica que causa queimaduras na pele e irritação nos olhos. A ingestão pode levar a náuseas, vômitos, diarreia e problemas cardíacos.




                                               5-Mamona (Ricinus communis):

Conhecida por suas sementes em forma de feijão, a mamona é extremamente venenosa. A ingestão de apenas algumas sementes pode ser fatal, causando falência hepática, hemorragias e morte.




                                               6. Antúrio (Anthurium spp.):

Apesar de suas belas flores em forma de coração, o antúrio possui oxalato de cálcio em suas folhas e flores, causando irritação na boca, garganta e inchaço. O contato com a seiva pode provocar queimaduras na pele.






                                              7. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica):

Toda a planta é tóxica, especialmente as folhas e flores. A ingestão causa irritação na boca, garganta, náuseas, vômitos e diarreia. O contato com a seiva pode provocar queimaduras na pele.



                                               8. Saia-branca (Euphorbia laurifolia):

Com folhas brancas e flores amarelas, a saia-branca é tóxica em todas as partes. A ingestão pode causar sérios problemas gastrointestinais, arritmias cardíacas e até a morte.



                                               9. Dedaleira (Digitalis purpurea):

Conhecida por suas flores em forma de sino, a dedaleira é altamente tóxica. A ingestão de pequenas quantidades pode causar náuseas, vômitos, diarreia, arritmias cardíacas e até a morte.


                                               10. Azevinho (Ilex aquifolium):

As folhas e bagas vermelhas do azevinho contêm saponinas, que causam irritação na boca, garganta, náuseas, vômitos e diarreia. O consumo em grandes quantidades pode ser fatal.




Medidas de Prevenção:

  • Mantenha as plantas fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  • Use luvas ao manusear as plantas.
  • Lave as mãos após o contato com as plantas.
  • Em caso de ingestão ou contato com a seiva, procure atendimento médico imediatamente.


Lembre-se: o conhecimento é a melhor ferramenta para prevenir acidentes. Aprenda a identificar as plantas venenosas e tome medidas de precaução para garantir a segurança de sua família e animais de estimação.





Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)